IDL - Instituto Amaro da Costa
home | topics | 4th of december | Presentation by Luís Gouveia Fernandes in homage to Adelino Amaro da Costa

4TH OF DECEMBER

Presentation by Luís Gouveia Fernandes in homage to Adelino Amaro da Costa

2012-12-07 | Luís Gouveia Fernandes
Presentation by Luís Gouveia Fernandes in homage to Adelino Amaro da Costa

Senhor Presidente do Partido Popular Europeu, Senhor Wilfried Martens

Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas

Senhor Eng. Eugénio Anacoreta Correia, co-fundador e ex-Presidente do IDL

Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral do IDL, Dr. Laplaine Guimarães

Caras Amigas e Amigos

 

Reunimo-nos hoje, aqui, no IDL, com os nossos amigos mais próximos, para assinalar e relembrar a vida do Eng. Adelino Amaro da Costa, no 32º aniversário da sua morte.

Através desta breve exposição de fotografias dos tempos políticos do Adelino, somos levados a rever velozmente pessoas que com ele estiveram no Governo, no Parlamento, no Partido, no IDL, na Europa. E a inserir essas memórias no espaço e no tempo.

Em nossa companhia, para nos dizerem algumas palavras, o Presidente Wilfried Martens, que prontamente aceitou o meu convite para se associar a esta iniciativa, e a quem gostava de agradecer expressamente a amável presença.

O Senhor Wilfried Martens testemunhou empenhadamente o confronto que o CDS travou no seu 1º Congresso no Porto, em Janeiro de 1975. Sabemos hoje que a tenacidade de homens como o Adelino Amaro da Costa foi essencial para manter vivos o CDS e a democracia em Portugal, naquele período, mas não podemos deixar de salientar também o apoio de fora, apoio esse de que é um claro exemplo o Senhor Wilfried Martens. Muito obrigado por ter estado connosco em 1975 e também hoje.

O Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas, que representa hoje o Partido que o Adelino construiu e nos deixou, bem como funções governativas em tempos difíceis, e a quem agradeço a participação e empenho.

O Eng. Eugénio Anacoreta Correia, co-fundador do IDL, com o Adelino, e seu fiel companheiro de tantas aventuras. Reserva de tantas histórias. Muito obrigado pela sua disponibilidade.

Sei que muitos outros amigos teriam tantas coisas para dizer nesta ocasião, e gostariam de estar aqui com os seus relatos e os seus contributos. Mas comecemos pelo princípio, com o Eng. Eugénio Anacoreta Correia, que nos vai falar sobre o papel do Adelino Amaro da Costa na fundação e desenvolvimento do IDL.

(*) Intervenção de Luís Gouveia Fernandes, no âmbito da Sessão evocativa e Exposição fotográfica de Adelino Amaro da Costa, que teve lugar na sede do IDL, em Campo de Ourique, Lisboa, no dia 7 de Dezembro de 2012.